top of page
  • Foto do escritorJuliana Sales

Mais transparência nas obras públicas


Juliana Sales apontando para placa de obra

Imagine a seguinte situação: você está passando por uma obra pública da cidade e consegue naquele momento saber, em poucos segundos, todas as informações a respeito dessa obra. Essa é a ideia do projeto de lei Obra Transparente que apresentei na Câmara de Nova Lima. Ele tem como objetivo disponibilizar para a população informações atualizadas sobre as obras em andamento por meio de um QR Code nas placas das obras públicas contratadas ou administradas pelo município.


Quem acompanha meu mandato sabe que prezo pela transparência da gestão pública e as minhas ações seguem essa premissa. É exatamente o que propõe esse projeto, contribuir para que a gestão pública se aproxime ainda mais dos cidadãos, ao aumentar a transparência dos seus atos com a divulgação de forma fácil para todos. O acesso aos dados detalhados permite ao cidadão verificar como e de que forma estão sendo gastos os recursos disponibilizados sem a necessidade de passar por inúmeros caminhos até chegar à informação desejada. Acredito também que boas ideias devem ser replicadas e cabe ressaltar que esse projeto já é realidade em Lagoa Santa. É uma lei de autoria do meu amigo e vereador Marcelo Monteiro e achei muito condizente com as necessidades da nossa cidade, no que diz respeito à transparência na execução de obras públicas e o melhor, sua implementação não gera despesas para a Prefeitura.


Agora vamos pensar se esse projeto já fosse realidade aqui no município, principalmente diante dessa obra de duplicação da MG-030. Você pegaria seu celular, apontaria para o QR Code fixado na placa dessa obra e na mesma hora teria acesso a todos os arquivos necessários para saber o que está sendo feito com o nosso recurso público. Nova Lima tem muito a ganhar com mais transparência, porque teremos a certeza que os nossos recursos estão sendo aplicados da forma correta em benefício de toda a população.


O projeto já foi protocolado aqui na Câmara Municipal e agora está no processo de discussão nas comissões. Vamos em frente, sempre com transparência!


Comments


bottom of page