top of page
  • Foto do escritorJuliana Sales

Educação vem de casa. E, no meu caso, vem mesmo!


Meu pai Tim é professor da rede estadual em Nova Lima.

A minha admiração pelo trabalho fundamental prestado pelos servidores da Educação começou dentro de casa. Crescer vendo a dedicação e o comprometimento do meu pai, o professor Tim, que leciona na rede estadual desde que eu me entendo por gente, me sensibilizou demais! O dia a dia desses profissionais é extenuante, com demandas de trabalho antes e depois do horário escolar. Para além disso, vale lembrar a máxima tão repetida, mas nem sempre considerada: o educador é o responsável por formar todos os profissionais.


Mesmo diante das demandas e da grande responsabilidade, meu pai e centenas de colegas se tornaram uma inspiração, um incentivo para trabalharmos, à frente do nosso mandato na Câmara Municipal de Nova Lima, para garantir os direitos que essa categoria tanto merece.


Essa conexão tão próxima com a educação fez com que esse tema se tornasse extremamente caro para mim. Por isso, a educação sempre foi uma das prioridades do nosso mandato. Temos trabalhado realizando uma escuta atenta das demandas desses servidores e cobrado do Executivo o atendimento das suas justas solicitações. Nesse sentido, realizamos várias reuniões com professoras, secretárias escolares e serventes.


Quando a Prefeitura apresentou o Projeto de Lei 2361/2023, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores Públicos da área da Educação do Município, nós nos mobilizamos para incluirmos na pauta as demandas que nos foram passadas pela categoria.


Apresentamos 18 emendas ao projeto do Executivo e tentamos discutir a proposta, de tal forma que ela não fosse aprovada às pressas, sem representar, efetivamente, o que os servidores mais precisavam. Embora a Prefeitura propagasse que o projeto foi construído em consenso com os servidores da educação, não foi isso o que aconteceu. Todas as nossas emendas foram reprovadas. Já o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores Públicos da área da Educação de Nova Lima foi aprovado sem ouvir aqueles que estão no dia a dia fazendo o melhor pelo futuro de nossas crianças e adolescentes.


A educação em nossa cidade foi ferida, mas permanece viva dentro de mim, dentro do meu pai, dentro de cada um de seus dedicados e competentes servidores. Nosso mandato seguirá na luta para garantir os direi- tos dessa categoria tão importantes para todos nós.


bottom of page