top of page
  • Foto do escritorJuliana Sales

A novela da MG 030


Eu até queria que fosse obra de ficção, mas não é.


Em 2021, já na função de vereadora, eu decidi fiscalizar a fundo uma das obras que mais impactam a mobilidade de Nova Lima e região: a tão aguardada conclusão da MG 030. Os transtornos, muitas vezes causados pela falta de sinalização e segurança do trecho, parecem ser infinitos e a infeliz constatação, dois anos após o início do meu trabalho, é que ainda estamos distantes de assistir ao encerramento dessa novela.


Digo isso porque acompanho, diariamente, todos os desdobramentos que envolvem a má gestão dessa obra. E, assim como uma novela, a situação parece se prolongar cada vez mais, sempre com muito improviso de seus “personagens” e um desfecho incerto. Em meio às intrigas do último episódio, fui surpreendida pela fala do prefeito que afirmou, em rede nacional, que essa é uma obra muito mal planejada. Quem acompanha a trama, concorda, mas ainda falta coerência nessa história.


A obra foi contratada em 2020 por mais de R$21 milhões quando o nosso atual prefeito era vice-prefeito. Depois dessa contratação, ainda foram realizados sete aditivos, sendo que cinco deles foram feitos durante a gestão atual. E há, ainda, uma reviravolta na trama: como se não bastasse a prefeitura ter dado mais dinheiro através desses aditivos ao invés de inicialmente suspender a obra, agora o prefeito irá licitar o que foi indicado como errado por uma auditoria contratada, totalizando mais de R$39 milhões gastos sem transparência e com muita irresponsabilidade. Esse não seria um papel digno de vilão?


Como cidadã, vereadora e uma boa fã de novelas, não quero mais assistir ao drama da má gestão que segue colocando em risco a vida de todos nós. Não quero que o nova-limense seja parte da estatística cruel que envolve todos os transtornos dessa obra interminável. Quero, sim, que a prefeitura siga o roteiro e se planeje adequadamente, estabeleça prazos realistas, faça uma gestão eficiente e entregue, cada vez mais, serviços públicos de qualidade para o cidadão. Sem vilões ou mocinhos, apenas o fim dessa novela.


Comentarios


bottom of page